CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS

 

Certificação de Adaptadores de Plugues e Tomadas

 

É um processo que certifica se os adaptadores de plugues e tomadas, estão em conformidade com a legislação vigente no Brasil (INMETRO), especificamente, no que diz respeito a dois aspectos: segurança e padrão.

 

Assim sendo, a certificação dos produtos: adaptadores de plugues e tomadas é uma garantia adicional aos consumidores em geral, de que se os riscos derivados de sua utilização são muito menores.

 

Adaptadores de plugues e tomadas quando usados para instalação elétrica precisam, obrigatoriamente, de certificação. Sendo assim, esses produtos são submetidos a alguns testes em laboratório, com o objetivo de comprovar a conformidade com as normas vigentes, priorizando sempre pela segurança de sua utilização.

 

A compulsoriedade para a certificação dos adaptadores de plugues e tomadas está definida na Portaria Inmetro Nº 324, de 21 de agosto de 2007 (Regra Específica para adaptadores de plugues e tomadas). A portaria também indica os modelos de adaptadores de plugues e tomadas que devem ser certificados.

 

Solicite um orçamento.

 

 

Certificação de Interruptores para Instalação Doméstica e Análoga

 

É um processo que certifica que os interruptores estão em conformidade com a legislação vigente no Brasil (INMETRO), especificamente, no que diz respeito à segurança.

 

Assim sendo, a certificação dos produtos interruptores para instalações elétricas fixas domésticas e análogas é uma garantia adicional aos consumidores em geral, de que se os riscos derivados de sua utilização são muito menores.

 

Além disso, a Certificação de Interruptores para Instalação Doméstica e Análoga torna a utilização do material mais segura, considerando que passou por um rigoroso processo para obter a certificação, mediante a ensaios em amostras encaminhadas para laboratório qualificados.

 

A compulsoriedade de interruptores para uso doméstico no Brasil está definida na Portaria Inmetro Nº 234, de 30 de junho de 2008 (Regra específica para interruptores para instalação fixa doméstica e análoga).

 

Solicite um orçamento.

 

 

Certificação de Plugues e Tomadas para Instalação Doméstica e Análoga

 

A Certificação de Plugues e Tomadas corresponde à avaliação da conformidade realizada para comprovar a segurança do produto.

A certificação agrega valor ao seu produto, pois qualidade, confiabilidade e credibilidade são atributos intrínsecos de um programa de certificação.

 

Por que preciso da Certificação de Plugues e Tomadas para uso Doméstico e Análogo?

 

A certificação é emitida para que os produtos de uso doméstico e análogo sejam enquadrados nas normas determinadas pelo Inmetro e, assim, possam ser manuseados com segurança, livres de riscos

 

A obrigatoriedade de plugues e tomadas para uso doméstico e análogo está definida na Portaria Inmetro nº 85. Nesta norma constam também os modelos de plugues e tomadas que são objetos da certificação afim de que possam ser comercializados no país.

Os plugues e tomadas deverão ostentar a identificação da certificação, indicando a conformidade com as normas aplicáveis.

 

Solicite um orçamento.

 

 

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE FIOS, CORDÕES E CABOS ELÉTRICOS

 

O que é a Certificação de Fios, Cabos e Cordões Flexíveis Elétricos?

 

É a comprovação de que os produtos atendem aos requisitos (obrigatoriedades) contidos nas normas e portarias

que regulamentam as especificidades dos fios, cabos e cordões flexíveis e, com isso, possam ser comercializados no Brasil.

 

Por que obter a Certificação de Fios, Cabos e Cordões Flexíveis Elétricos?

 

A Certificação de Fios, Cabos e Cordões Flexíveis Elétricos é obrigatória. O certificado atesta que os produtos foram analisados em laboratório e que apresentam as condições mínimas para evitar riscos tais como:

 

Risco de incêndio, Pouca resistência, Possíveis choques elétricos, entre outros…

A ALC – América Latina Certificações certifica todos os condutores elétricos previstos na Portaria nº 640, segundo as normas.

 

Como funciona o processo de Certificação de Produtos?

 

Modelo de Certificação com Avaliação do Sistema da Qualidade e Ensaios de Tipo no Produto (Modelo 5)

 

Este modelo inclui ensaios de tipo e avaliação do sistema da qualidade da fábrica. São realizadas auditorias periódicas no sistema da qualidade, inspeções periódicas na produção ou ensaios periódicos em amostras do produto coletadas no comércio ou na produção, para avaliar a conformidade. Normalmente empregado para produtos com repetitividade na produção

 

1. Auditoria Inicial:

O Regulamento Técnico aplicável ao produto requer uma avaliação do sistema de qualidade do fabricante. Essa avaliação é baseada nos requisitos da ISO 9001:2008.

O escopo da auditoria é baseado nos requisitos do Regulamento Técnico.

 

2. Avaliação do projeto do produto a certificar:

Um Auditor Especialista é designado para ser o responsável pela avaliação técnica do produto. Este Especialista conduz a avaliação construtiva, solicita e supervisiona a condução de ensaios em laboratórios, avalia os registros de ensaio, prepara os relatórios de avaliação e ensaios e os procedimentos de acompanhamento e submete todos os resultados a uma aprovação internamente.

 

3. Revisão Interna e Decisão da Certificação:

Uma vez concluído todos os requisitos para a certificação do produto, a ALC apresenta os resultados à Comissão Interna de Certificação, sendo verificadas as características técnicas e sistemáticas do processo.

No caso da aprovação pela Comissão Interna de Certificação, a ALC – América Latina Certificações comunica ao Solicitante o Número do Certificado, emite e envia o Certificado ao Solicitante.

 

4. Validação da Decisão da Certificação:

Todos os processos de certificação de produtos aprovados pela Comissão Interna de certificação, mesmo já tendo sido emitidos os certificados de conformidade, são apresentados à Comissão Externa de Certificação para a validação do processo de certificação, quando requerido pelo regulamento técnico do Inmetro.

 

5. Manutenção da Certificação:

Após a emissão do Certificado, será estabelecido um programa de auditoria na fábrica. Através de visitas, a ALC verificará periodicamente e fará avaliações no Sistema da Qualidade. Esta avaliação periódica é considerada parte deste Programa de Manutenção da Certificação e a frequência desta avaliação é definida no Regulamento Técnico do Produto para verificar se o produto continua a atender tais requisitos.

 

Modelo de Certificação de Lote (Modelo 7)

Este modelo inclui ensaios de tipo e ensaios de avaliação construtiva de amostras do produto para verificar a conformidade com os requisitos de certificação. A amostragem deve representar estatisticamente a quantidade do lote. Normalmente empregado para lotes importados, não sendo aplicável a avaliação do sistema da qualidade. A certificação de lote inclui a certificação de unidades (100%).

 

1. Coleta de Amostra do Produto para Ensaio (se aplicável)

A coleta de amostra é conduzida por um representante da ALC com base nos requisitos estabelecidos no Regulamento Técnico relativo ao produto em questão.

 

2. Avaliação Construtiva do Produto

Um Auditor Especialista é designado para ser o responsável pela avaliação técnica do produto. Este Especialista conduz a avaliação construtiva, solicita e supervisiona a condução de ensaios em laboratórios, avalia os registros de ensaio, prepara os relatórios de avaliação e ensaios e os procedimentos de acompanhamento e submete todos os resultados a uma aprovação interna.

 

3. Revisão Interna e Decisão da Certificação

Uma vez concluído todos os requisitos para a certificação do produto, a ALC apresenta os resultados à Comissão Interna de Certificação, sendo verificadas as características técnicas e sistemáticas do processo.

 

Como Faço Para Certificar?

 

Solicite um orçamento.

 

Entre em contato conosco.

 

ORGANISMO CERTIFICADOR ACREDITADO:

VISITE-NOS EM NOSSO ENDEREÇO:

América Latina Certificações © 2018. Todos Direitos Reservados.

Desenvolvido por Brand Consulting Partners.