A revisão da ISO 9001 foi adiada de dezembro de 2025 e agora está planejada a publicação da ISO 9001:2026 em setembro de 2026.
A Organização Internacional de Padronização (ISO) está atualizando a versão de 2015 da norma ISO 9001 para Sistemas de Gestão da Qualidade. Esta revisão marca um momento crucial para organizações em todo o mundo, enfatizando a importância de se manter à frente em termos de garantia da qualidade.
A última revisão da ISO 9001 foi concluída em 2015. Para manter as normas ISO atualizadas e relevantes, a avaliação contínua é essencial.
Após ampla consulta internacional, chegou-se a um consenso em agosto de 2023 para revisar a norma. Em um ambiente de negócios em rápida transformação, a necessidade de agilidade e resiliência é mais crucial do que nunca.
Esta próxima revisão visa alinhar a ISO 9001 às necessidades atuais de seus usuários e das comunidades que atendem, garantindo que ela permaneça valiosa e eficaz.
A atual norma ISO 9001:2015 deve evoluir para enfrentar novas tendências e desafios, como:
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- Avanços tecnológicos: o surgimento da automação, IA e Big Data (digitalização) está transformando as operações comerciais.
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- Sustentabilidade: Integrar a responsabilidade ambiental e social às práticas essenciais está se tornando essencial.
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- Trabalho remoto e híbrido: após a COVID-19, houve um aumento no trabalho remoto e híbrido, o que traz seus próprios desafios em relação à infraestrutura, comunicação e ambiente de trabalho.
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O que pode estar na revisão ISO 9001:2026?
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O relatório ISO TC 176/SC2/WG29 afirma que “ajustes à ISO 9001 estão planejados com relação aos aspectos de resiliência, gestão da cadeia de suprimentos, gestão de mudanças, sustentabilidade, tratamento de riscos [e] conhecimento organizacional”.
Embora detalhes específicos da revisão ISO 9001:2026 ainda sejam confidenciais, várias áreas importantes podem sofrer mudanças significativas:
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- Promoção da ética e da integridade pelos líderes: Importância da ética e da integridade como elementos centrais da liderança eficaz na gestão da qualidade.
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- Maior foco na gestão de riscos: uma ênfase mais forte na gestão proativa de riscos poderia ser introduzida, incluindo a identificação, mitigação e adaptação a ameaças emergentes.
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- Maior ênfase no envolvimento das partes interessadas: as vozes das partes interessadas, como clientes, funcionários, fornecedores e a comunidade, provavelmente terão mais influência.
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Podendo também, abordar diversas outras áreas, como: Resiliência, Gestão da cadeia de suprimentos, Gestão de mudanças,
Sustentabilidade e Conhecimento organizacional
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Cronograma planejado para a revisão da ISO 9001:2026
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