A Global Wind Organisation (GWO) e o Global Wind Energy Council (GWEC) publicaram o seu último relatório conjunto que prevê o número de técnicos eólicos necessários nos próximos cinco anos.
O relatório Global Wind Workforce Outlook 2022-2026 revela um crescimento de 33% no número de técnicos eólicos que necessitam de formação padrão na indústria: de 426.700 em 2021 para 568.800 em 2026.
A necessidade de recrutar mais 142.100 novos técnicos nos próximos cinco anos sugere uma série de oportunidades para a entrada de novos talentos, desde a educação a tempo inteiro até à transição de outros sectores, incluindo alguns que trabalham atualmente com combustíveis fósseis.
O Global Wind Workforce Outlook 2022-2026 destaca a necessidade urgente de um crescimento mais rápido da capacidade de segurança e formação técnica para colmatar as atuais lacunas na oferta.
O relatório demonstra uma oportunidade significativa para que até 450.000 técnicos completem o seu padrão industrial, a formação GWO durante os próximos cinco anos.
Com 80% destes 450.000 técnicos necessários em sete países: China, Estados Unidos, Índia, Brasil, Japão, Vietnã, e Coreia do Sul, o crescimento nestes mercados será particularmente notável.
“Durante os próximos cinco anos, a indústria tem uma clara necessidade de uma maior disponibilidade de formação em segurança reconhecida a nível mundial e em nove mercados selecionados em particular”, diz Jakob Lau Holst, CEO da Global Wind Organisation. “Para uma transição suave dos combustíveis fósseis para um futuro sustentável, é imperativo que a formação em segurança se mantenha a par do crescimento da indústria eólica”.
Espero que este relatório ajude a criar confiança para investidores e políticos, prevendo um crescimento constante e sustentável da indústria, desencadeando uma maior consciência da tremenda oportunidade de fomentar negócios e criação de emprego, e colocando a segurança da força de trabalho na vanguarda da sua agenda.
Originalidade do texto: GWO – Global Wind Workforce Forecast 2022-2026