O IAF continua monitorando os conselhos para avaliar os desenvolvimentos e os riscos após o surto da doença de coronavírus 2019 (COVID-19). A situação levou a preocupações de segurança e restrições de viagem em economias relevantes que provavelmente afetarão as atividades de avaliação de conformidade credenciadas.
Seguindo as orientações estabelecidas no ID3: 2011 (Documento Informativo da IAF para Gerenciamento de Eventos Extraordinários ou Circunstâncias que Afetam ABs, CABs e Organizações Certificadas), os Organismos de Acreditação e Organismos de Certificação relevantes introduziram ou estão adotando arranjos alternativos para realizar avaliações. Isso pode envolver, por exemplo, tomar providências para realizar avaliações remotamente ou reagendar atividades, se necessário. Os ABs e OCs podem encontrar os requisitos sobre como usar as tecnologias de informação e comunicação para apoiar e manter a integridade do processo de auditoria / avaliação no IAF MD 4 (Documento Obrigatório para o Uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para Auditoria / Avaliação Objetivos).
Essas medidas foram / estão sendo implementadas para garantir a saúde e a segurança dos funcionários do Organismo de Acreditação e do Organismo de Certificação, bem como manter uma certificação credenciada robusta e garantir que as organizações certificadas sejam atendidas da melhor maneira possível.
Os conselhos dos governos das economias relevantes e de outras fontes para avaliar os riscos serão monitorados continuamente à medida que a situação se desenvolver. Os relatórios de situação podem ser encontrados no site da OMS .
Detalhes dos contatos locais dos membros da IAF podem ser encontrados no site da IAF .