Hoje, vivendo situações de crise e incerteza, frequentemente nos perguntamos como seria um mundo pós-coronavírus. Como o mundo se transformará depois que controlamos o novo coronavírus é amplamente desconhecido, mas é extremamente improvável que as coisas voltem exatamente ao que eram antes, “normal”. Atualmente, trabalhamos remotamente e podemos continuar a praticar em um futuro próximo; no entanto, é provável que nossos locais de trabalho mudem e, com ele, as habilidades que as empresas exigirão de seus colaboradores.
Um artigo da revista Forbes apresentou 9 habilidades profissionais que provavelmente estão em alta demanda no mundo pós-coronavírus:
Adaptabilidade e flexibilidade
A maneira como as empresas operam e trabalham mudará. O mundo já estava mudando rapidamente, mas a pandemia o acelerou. Haverá poucos “empregos para a vida”. Alguém que seja bem-sucedido no mundo pós-coronavírus precisará ser capaz de se adaptar aos locais de trabalho em constante evolução e ter a capacidade de atualizar e atualizar continuamente suas habilidades.
Sabedoria tecnológica
Uma das melhores maneiras de se preparar para um mundo pós-coronavírus é adquirir habilidades tecnológicas. A pandemia do COVID-19 está acelerando as transformações digitais nas empresas, à medida que tentam ser mais resilientes a futuros surtos e interrupções. A realidade é que tecnologias como inteligência artificial , big data , Internet das coisas, realidade virtual e aumentada , e a robótica tornarão as empresas mais resistentes a futuras pandemias, e qualquer pessoa que possa ajudar as empresas a explorar essas tecnologias estará em uma excelente posição. Se você trabalha em uma fábrica ou em um escritório de contabilidade no mundo pós-coronavírus, deve se sentir confortável com essas ferramentas tecnológicas e poder trabalhar com elas de maneira eficaz.
Criatividade e inovação
Já vimos a importância da criatividade e inovação durante a pandemia. As empresas que foram capazes de encontrar maneiras de fornecer serviços virtualmente (como muitos provedores de assistência médica) ou mudaram rapidamente para novos produtos (como os Mercedes F1 que passaram da fabricação de carros de corrida para aparelhos respiratórios inovadores) foram capazes de melhorar o clima a tempestade. Em um mundo pós-coronavírus, precisaremos da engenhosidade humana para inventar, imaginar novos produtos e formas de trabalhar. A criatividade humana será essencial.
Alfabetização de dados
Os dados são um ativo fundamental para todas as empresas. Com os dados certos, as empresas podem prever melhor o impacto de futuras interrupções nos negócios e podem atender melhor os clientes com os produtos e serviços certos durante ou após uma pandemia. As empresas que entendem as tendências dos negócios e as mudanças nas necessidades dos clientes podem responder melhor da maneira certa no caso de uma futura pandemia. No entanto, os dados são inúteis para uma empresa, a menos que haja conhecimento de dados: pessoas equipadas com habilidades para entender os dados e tomar melhores decisões por causa deles. Os profissionais com conhecimento em dados serão ainda mais atraentes para os empregadores em potencial do que nunca.
Pensamento critico
Outra habilidade que será essencial à medida que nossa economia global se recuperar dos danos causados pelo COVID-19 é o pensamento crítico. Durante a pandemia, vimos um aumento de notícias falsas e deturpação de dados e estudos, enquanto líderes, empresas e governos estão tentando culpar e desviar a atenção e o escrutínio adequado. Pessoas que podem avaliar objetivamente informações de várias fontes serão avaliadas para determinar o que é credível. Nem todas as informações devem ser confiáveis, mas as organizações devem confiar no pensamento crítico para entender o que a tomada de decisões em informações deve informar.
Habilidades digitais e de codificação
A transformação digital das organizações recebeu um impulso devido ao coronavírus; portanto, profissionais com habilidades digitais, incluindo codificação, desenvolvimento web e marketing digital , serão ainda mais importantes do que são agora. As pessoas que conseguem manter os negócios digitais funcionando (e prosperando) durante crises econômicas ou pandemias que tornam os negócios pessoais impossíveis ou menos eficientes estarão na lista de contratação obrigatória. E, basicamente, TODAS as empresas agora são baseadas digitalmente, de modo que as oportunidades de colocar as habilidades digitais em prática são infinitas.
Liderança
Uma das mudanças em um mundo que é fortemente aumentado pelo suporte de máquinas e onde o distanciamento social e o trabalho em casa podem continuar no futuro próximo é que mais pessoas em todos os níveis de uma organização estarão em posição onde eles vão liderar outros. A economia do show só crescerá após o coronavírus, e as pessoas trabalharão em equipes mais suaves, onde as pessoas estão assumindo a liderança em momentos diferentes. Isso exigirá profissionais com fortes habilidades de liderança, incluindo como atrair e inspirar as melhores equipes, além de promover a colaboração.
Inteligência emocional
Intimamente relacionada à liderança, há outra habilidade que é ainda mais importante em tempos incertos e desafiadores: inteligência emocional (EQ). A capacidade de estar ciente, expressar e controlar nossas emoções e estar ciente das emoções dos outros é a inteligência emocional. Nos momentos em que as pessoas podem se sentir inseguras sobre seu trabalho e o futuro de seus negócios, a conexão com as pessoas em nível emocional é fundamental. Pessoas com um forte QE serão cobiçadas por organizações de todos os tamanhos e em todos os setores.
Comprometer-se com uma vida de aprendizado
Segundo o Fórum Econômico Mundial, em apenas cinco anos , 35% das habilidades consideradas essenciais hoje mudarão . Existe apenas uma maneira de permanecer relevante na realidade pós-coronavírus: comprometer-se com uma vida de aprendizado.
Quando confrontados com um mercado de trabalho restrito, os profissionais com habilidades profissionais avançadas e qualificadas continuarão sendo procurados e provavelmente terão menos dificuldade em encontrar emprego. A boa notícia é que nunca foi tão fácil melhorar suas habilidades. Hoje, não são necessários anos de estudo ou empréstimos consideráveis para desenvolver seu conjunto de habilidades para se preparar para um mundo pós-coronavírus. Existem muitos cursos on-line gratuitos e acessíveis para ajudá-lo a melhorar suas habilidades.
Vamos aproveitar o trabalho remoto e esses horários em casa, vendo-os como uma oportunidade para aprimorar habilidades e estar sempre prontos para o mercado de trabalho atual.